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terça-feira, 23 de agosto de 2011

manual do bom garupa motociclista



Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a GARUPA. Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência de garupa é pouca:
O garupa é carne morta! Deve, por conseguinte, permanecer no seu
poleiro, muito quieto e calado, e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e
grampear nas costas do blusão do condutor.

01. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou se o condutor é de perna curta, ou ainda se a moto está carregada.

02. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha ré.

03. Em andamento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás, no
final das retas, e dizer: "Olha que já não vejo nenhuma moto!"

04. O garupa é o tesoureiro do grupo, no tocante ao pagamento de pedágios. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

05. Igualmente, é o navegador do grupo.

06. O garupa pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras (pedais de apoio) torna a moto mais manobrável.

07. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.

08. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.

09. Não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas freadas e arranques, deve apoiar-se nas alças e não no condutor.

11. Quando a moto parar, não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra. Deixe que o condutor cuide disso.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao
corpo do condutor, evitando assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo', apoiar-se no tanque.

13. O garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e
expressar a sua aprovação (ou eprovação) com apertos de joelhos, murros nas costas do condutor, etc...

14. Não esquecer, que a partir dos 70-80 Km/h, acaba a conversa, pois o
vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h, não deve acenar aos outros
motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete,
os óculos ou o penteado.

BUGINGANGA.

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